Aprenda lettering gastando pouco | dicas de uma iniciante

02 fevereiro 2021 Recife - PE, Brasil


Em 2021 eu decidi ter um bullet journal e com isso veio a vontade de aprender lettering, ainda não é uma tarefa fácil, mas um bom treino regularmente resolve tudo. Para ser sincera, comecei a criar o hábito de treinar esse ano e vou mostrar nesse post todos os recursos que encontrei na internet para começar a treinar em casa gastando só o básico.

Lembrando que se você puder pagar um curso online ou comprar aquelas pequenas apostilas facilmente encontradas na Amazon, vai ser um dinheiro muito bem investido! Mas como o intuito do post é te ensinar lettering em casa gastando pouco, continue lendo para conhecer as minhas tramoias.

Faça cursos online grátis


Primeiramente, eu indico o curso Lettering sem Complicação do Jackson Alves, composto por 3 aulas em vídeo no YouTube. O mini curso é completamente voltado para pessoas que não sabem nada de lettering mas querem aprender o básico por hobbie, porém se você quiser ir ainda mais a fundo ele possui cursos mais específicos e avançados.

É muito importante destacar que o esse curso é realizado por um profissional (há muita gente querendo vender cursos na internet sem sequer dominar a técnica), uma pessoa séria e que vai saber te ajudar, não apenas querer te vender algo no final. 

Encontrei o curso por acaso e adorei a proposta, no final ele ainda disponibiliza uma apostila pra gente treinar muito em casa.

Treine muito


Aproveitando a deixa do tópico anterior para dizer que: se você não praticar não chegará a lugar algum. Ninguém aprende só olhando, sabemos que na teoria tudo são flores e super aplicável, mas é na prática que as dúvidas surgem e as complicações também. É assim que aprendemos de verdade.

Um dos meus treinos de lettering

E pra treinar indico que você comece usando papel quadriculado, é o que tem funcionado pra me ajudar a conseguir fazer linhas mais retas. Faço esse papeis pelo site Gridzzly, ele gera uma impressão numa folha A4 e você ainda pode escolher por folhas pontilhadas, triangulares ou até partituras.

Uma boa dica é você começar treinando a caligrafia do lettering que quer aprender e quando você acostumar com o formato das letras comece a preenchê-las para ter o lettering propriamente dito.


Copie suas inspirações


Exatamente, copie mesmo! Tente reproduzir aquele lettering que te inspirou, claro que de cara não vai ficar uma cópia perfeita, mas é assim que se começa.

O Pinterest é o melhor lugar para encontrar as inspirações perfeitas. Eu tenho uma pasta recheada de inspirações e sempre que vou treinar tento reproduzir os pins que estão lá. Confira a pasta clicando aqui.


Baixe folhas de apoio e treine em casa


Não sei exatamente como chamar, mas imprima folhas com o alfabeto e treine em casa decalcando. Uma boa dica é você utilizar papel manteiga/vegetal como folha de decalque, assim você economiza impressão. 

Eu comecei a treinar há pouco tempo, uso as folhas de apoio do curso Lettering sem Complicação, elas são muito úteis e você só vai precisar imprimir uma vez já que o treino todo é feito no papel manteiga.

Um dos meus treinos de lettering no papel manteiga

Você também pode baixar folhas de apoio no site da Tombow, eles possuem treinos simples de lettering e o alfabeto em folhas de caligrafia. São treinos essenciais e se você tiver condições vale muito a pena imprimir algumas para treinar em casa.

A Lizzie que me indicou o site e quero aproveitar pra agradecer, miga! <3


Faça pequenos exercícios com frequência


Aqui estão alguns exercícios simples que estou fazendo todo dia para controlar o meu traço, pode nao parecer mas esse treinos me ajudaram MUITO no lettering, é como se a mão se acostumasse mais com o processo de desenhar as letras.


Cada um desses movimentos são o que reproduzimos na hora de desenhar qualquer letra do alfabeto, se tivermos precisão nesses pequenos exercícios teremos mais habilidade no lettering. 

Você não precisa de canetas caras


Você não precisa comprar canetas caras para começar, é muito possível fazer um bom lettering com canetas hidrográficas ou até mesmo com marca texto. Eu usei marcadores nesses dois treinos de lettering, o 1° no papel manteiga e o 2° no papel quadriculado.

As brush pens são mais práticas na hora de fazer lettering, mas as pontas esfarelam rápido e a tinta também vai acabar rápido já que você vai treinar muito. E o lettering é completamente realizável com outras canetas.


Se for possível teste das duas formas (com brush e marcador) pra ver qual melhor se adapta. E prefira brush pens baratinhas pra começar, quando estiver mais experiente comece a apostar na qualidade dos seus materiais de papelaria.

E claro, se você quiser uma brush pen baratinha pra começar a treinar eu indico esse kit de brush recarregáveis da China. Comprei pelo Shoppe e as quatro custaram R$18,00 as pontas são de espessuras diferentes e te ajudam a treinar vários tipos de lettering. E você também pode recarregar quando acabar!


Gostou das dicas? Me acompanha nas redes sociais!


54 comentários

  1. Eu adorei, você tem muito talento e está desenvolvendo super bem, como fica lindo esse tipo de trabalho, adorei saber mais sobre

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vi no reeals do instagram. Vou voltar a praticar, acho muito bonito. Vou assistir as aulas do youtuber que vc indicou, eu ficava procurando as aulas pelo pinterest.

    Beijos da Tami
    www.eumilhazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoo, to tentando movimentar por lá!
      São aulas muito boas <3

      Excluir
  3. Adorei as dicas! Confesso que pratico mais o lettering no Bullet Journal, e adoro ficar vendo caligrafia do alfabeto para copiar e formar palavras. Ainda não tenho habilidade de escrever direto no papel com a brush.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro consumir esses conteúdos e agora estou tentando colocar em prática!
      Seu lettering é liindo, eu já vi <3

      Excluir
  4. amei as dicas, acho um trabalho muito lindo
    acho que vou me inspirar em você

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Eu fazia muito lettering nos resumos da faculdade. Usava aqueles canetões preto da piloto e fazia o falso lettering - acho que é assim que chamam. Eu adorava.
    Realmente miga, treinar é a chave para o sucesso rs

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm e eu acho que fica bem mais bonito com esses pilotos porque a marca fica bem precisa, com brush temos que treinar muito! <3
      Isso mesmoo hahaha

      Excluir
  6. Olá,

    Nossa eu adoro aquelas frases todas coloridas que vejo no Pinterest e no Instragram de Lettering.
    Achei super bacana suas dicas, tenho vontade de aprender agora só falta começar.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bruna.
    Eu fui procurar no google o que era Lettering porque nunca tinha ouvido falar hehe. Mas achei bem legal e você está indo muito bem pelo pouco tempo que começou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha as vezes a gente até sabe o que é mas não conhecemos o nome!
      Simm, to me dedicando e já vejo o resultado <3

      Excluir
  8. No inicio da quarentena eu tentei fazer um curso mas acabei desistindo. Eu quero muito aprender!
    Sua letra é linda demais <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que voltee, é muito bom! Todo dia uns 30min de treino já ajudam muito <3

      Excluir
  9. Oi, Bruna!
    Acho lettering a coisa mais linda e de vez em quando me arrisco um pouquinho haha. Achei as dicas super úteis! Tenho preguiça de ver vídeos, mas acompanho alguns studygrams e pego de lá várias dicas. Vi seu treino no IG e amei também :D

    Bom final de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom! Obrigada <3 Eu pego muitas dicas deles também e principalmente do pinterest!

      Excluir
  10. Ótimas dicas! Eu acho lindo lettering, mas confesso que não tenho paciência para ficar treinando em casa... Posso até começar, mas sei que não terei disciplina para continuar. Que bom que você está mantendo a sua disciplina e levando adiante.

    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Requer um pouco de paciência mesmo e persistência também! Mas o segredo é começar pelo fácil 30 minutinhos de treino por dia já ajudam muito <3

      Excluir
  11. Ei, Bruna, tudo jóia? Eu li metade do post sem saber exatamente do que ele falava, mas depois fui entender kkk! Eu acho super bacana você ter uma meta e algo que queira aprender e com isso você está colocando todas as dicas em prática e passando para outras pessoas que tem o mesmo interesse, é uma atitude super bacana! Beijos

    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Hahaha as vezes a gente sabe o que é lettering mas não sabemos que se chama lettering! Que bom que curtiu, gosto de compartilhar os meus aprendizados aqui <3

      Excluir
  12. Oi Bruna,
    Eu comprei um livro para aprender, mas quem disse que consegui me dedicar? kkkk
    Preciso insistir mais, acho tão lindo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah acontece, mas pelo menos já tem um livrinho com infos prontas aí <3
      Começa com 30min por dia pra não cansar! Boa sortee

      Excluir
  13. Amamos as dicas, ainda não tentamos aprender Lettering, mas gostamos muito das dicas.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Acho bonito este tipo de trabalho Bruna.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu achO LINDO
    queria muito fazer uns cabeçalhos em lettering e adorei as dicas!
    Comprei uns marcadores pasteis recentemente da CIS e ja pensei neles para testar, sabe?
    Mas essas canetas que voce comprou da shopee são lindas hein??? ADOREI, fiquei com vontade rsrsrs
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostouu <3
      Simm, na internet tem muitos videos ensinando lettering com marcador é muito fácil quando a gente aprende a usar de verdade!
      São lindas mesmoo, eu adorei <3

      Excluir
  16. eu acho lindo quem faz lettering, mas nunca tive muito talento pra isso.
    Gostei muito das dicas que você passou. Tem uma amiga que ama, vou compartilhar o post.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  17. Você arrasou demais nas dicas, eu acho lettering incrível, mas não tenho muita paciência para treinar, rs! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus não sabia que tinha curso online que legal.
    Eu sou louca pra aprender tenho que tirar um tempinho.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem!! Vale a pena tirar um tempinho sim, estou fazem 30min por dia pra não perder o costume hahaha

      Excluir
  19. Esse post ficou super informativo e cheio de boas dicas.
    Eu não treino lettering, mas sempre copio alguns no meu Bullet Journal, e super concordo com você, os marcadores são ótimos para escrever, prefiro eles e as canetinhas hidrográficas do que as próprias pen brushs. Inclusive, tem uma moça aqui na minha cidade que trabalha com lettering, ela escreve em convites sofisticados e desenha em embalagens, pra que o cliente possa ter uma sacolinha exclusiva até dar de presente, acho lindo o trabalho dela.
    Enfim, amei o post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu <33
      Eu acho que com essas canetinhas o traço fica bem mais marcado e na brush precisa de muito treino pra deixar o lettering sem tremer hahaha
      Que legal, deve ser muito lindo o trabalho dela <3

      Excluir
  20. Adorei as dicas, eu não sou muito chegada nesses letterings, mas acho lindo quem faz ou pelo menos se esforça para melhorar. Foi assim que aprendi um pouco do inglês e de maquiagem, eu fazia cursos online gratuitos e até investia em materiais mais baratos para ajudar, e posso dizer que valeu a pena o investimento. hehe
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho muito lindo e ficava vendo muito na internet até que deu vontade de treinar! Sim eu estou querendo aprender ingles agora mas preciso de um cursinho presencial!

      Excluir
  21. Eu acho lettering bem legal! Gostei das dicas :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  22. Oi, Bruna. Tudo bem?
    Eu descobri lettering recentemente, já que minha irmã ama e estava mesmo querendo pesquisar mais para aprender fazer. Amei a dica e já salvei o vídeo!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bomm! Espero que tenha boas aulas como eu tive, esse curso é ótimo <3

      Excluir
  23. Sou doida para aprender lettering, mas sou uma tragédia até escrevendo normal rs
    amei as dicas.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ai amiga nada que um treininho não resolva!
      Que bom que gostou <33

      Excluir
  24. Amei as dicas, já salvei o link do curso grátis. Acho tão lindo e ano passado até estava atrás pra aprender, mas um que achei no youtube era tão complicado pra iniciante que desisti.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoo, espero que aproveite as aulas <3
      Esse me abriu muito a mente, as aulas são curtinhas, só a última que é bem grande porque ele ensina detalhadamente os treinos que temos que fazer!

      Excluir
  25. Oi!
    Por conta de acompanhar duas Youtubers de lettering (a Marina Viabone e a Amanda Rach Lee) eu já conhecia a marca Tombow, mas não fazia ideia que disponibilizavam no site deles downloads de apoio, adorei as dicas!!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. A chave para ficar cada vez melhor é treinar, rabiscar muitos papéis e uma hora vai ver o quanto evoluiu.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
- Quer receber notificação da minha resposta? Clique em "Notifique-me" no canto direito da caixa de comentários.
-Bem Vindo(a) e volte sempre!

Nada Produtiva — Planejamento pessoal, livros & autocuidado © . Theme by STS.