Como me planejar para 2021?

08 dezembro 2020 Brasil



Estamos no último mês de 2020 e isso pra mim é assustador, o ano correu da forma mais surpreendente possível e passou voando, senti os meses correndo diante de mim sem que eu pudesse fazer nada.

Mesmo que o covid-19 ainda esteja nos obrigando (mas só alguns cumprem) a respeitar distanciamento, uso de máscara e toda essa nova maneira de encarar a rotina, estamos mais preparados para viver 2021 de um jeito diferente.

As medidas de segurança não vão mudar com a virada mas podemos criar planos e metas baseado nesse novo normal. E nesse post quero organizar as minhas ideias para começar o meu planejamento e aproveitar pra dar algumas dicas pra quem tem dúvida de como se organizar pra 2021.


🎆CADA COISA NO SEU LUGAR

Sei que muitos de vocês podem estar com medo de criar planos pro ano novo e se frustrarem com os resultados, ou apenas o ato de criar planos só servir para desencadear cobranças em que você se sente desesperado e não consegue sair do lugar.

Mas ter em mente o que deseja focar é muito importante, até mesmo se você não quiser ter muitos planos esse ano é importante pensar de forma geral o que vai ser sua prioridade.

Você pode fazer um planejamento mais detalhado de todas as áreas da sua vida ou apenas escolher um foco e trabalhar nisso o ano inteiro com atenção dobrada, lembrando que escolher um foco não quer dizer que você vá abandonar as outras áreas, apenas vai se dedicar mais a uma em específico.

Esse planejamento é algo muito pessoal, então só você vai saber definir com precisão o que quer se aprofundar, mas aqui vão alguns exemplos:

  • Saúde/Autocuidado
  • Vida amorosa/família
  • Desenvolvimento pessoal
  • Espiritualidade
  • Estudos
  • Negócios
  • Outros projetos

Também é importante ter uma visão geral do que foi 2020 e definir o que você vai deixar pra trás e o que quer seguir tentando no próximo ano. Coloque cada coisa no seu lugar pra começar 2021 sem preocupações passadas, estou falando do famoso "fechar ciclo".

🎆DIFERENCIE E DEFINA OBJETIVOS E METAS

Nesse momento, você vai definir objetivos: qual resultado final você busca? Para depois começar a definir as metas: como você vai alcançar esse objetivos, o que vai fazer exatamente?

Essa é uma etapa decisiva, aqui você vai definir tudo que precisa para alcançar o que tanto quer no fim do ano. Sugiro separar um caderninho, bloco de papel, apenas para organizar suas ideias e saber sempre onde encontrar os seus planos para 2021. 

É muito importante saber a diferença entre meta e objetivo nesse caso, suas metas são passos, específicos e têm um tempo determinado para serem executadas, caso contrário podem sair do contexto e se tornar apenas mais um objetivo. Metas precisam ser os degraus que te levam ao objetivo (resultado esperado).

Faça listas, esquemas, organize as ideias da maneira que se sentir confortável, mas lembrando: crie objetivos dentro do que está ao seu alcance, seja realista e pense com cuidado isso irá evitar frustrações no futuro.

🎆COLOQUE NO CALENDÁRIO

Agora estamos mais perto do que longe, esse é o momento de definir quando você irá cumprir as metas. Passe para agenda, planner ou apenas deixe tudo pré-definido e vá acrescentando aos poucos no planejamento mensal/semanal.

Se preferir estime um tempo necessário pra concluir essas metas, serve para ganhar consistência e acostumar o cérebro a resolver tudo com rapidez.

🎆VALORIZE O SEU ESFORÇO

Estamos falando de objetivos anuais e levam um bom tempo, né?! E é por ali no meio do ano que os gatilhos aparecem pra gente largar tudo. Sabendo disso, uma das coisas que podemos fazer é organizar e registrar as nossas conquistas, assim vemos até onde chegamos e (possivelmente) nos motivamos para alcançar ainda mais.

Coloque um feedback , observações positivas, coisas a melhorar, assim sempre você vai saber como está se saindo e o que pode fazer diferente. 

Também separe um espaço para colocar suas conquistas importantes, sempre que se sentir pra baixo olhe tudo o que conquistou nesse tempo e mesmo que as coisas estejam difíceis saiba que você está se saindo da melhor forma possível.

🎆SÓ VAI, MENINA!

Agora é hora de colocar a mão na caneta e começar a traçar os seus planos. Isso pode levar um tempo então não se cobre tanto, separe uma semana e se possível dedique seu tempo de forma integral.

O processo pode ser cansativo mas todos esses passos vão te ajudar a ter um resultado e principalmente ser realista com o seu processo.

________________________________________________

Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho a trazer alguma motivação pro planejamento anual de vocês. As coisas não estão fáceis mas acredito que só temos a melhorar e aprender em 2021. 

Gostou do post? Ativa as notificações do blog!




18 comentários

  1. Oi Bruna,
    Valeu pelo post e pelas dicas, mas confesso que é muito complicado fazer planners da minha vida e do que pretendo, prefiro indo imaginar quando a mente me deixa e vou seguindo as orientações do universo e de Deus (sempre que possível) :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira's Life Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas
    eu sou dessas que coloca tudo no papel haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Estou tentando não planejar 2021, mas tenho muitas expectativas.
    amei as dicas e estou tentada a criar algumas metas
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo, o choque que foi 2020 talvez nos deixe um pouco receosas. Mas tendo em mente o que foi aquele ano conseguimos alinhar as expectativas <3

      Excluir
  4. Oi Bruna, tudo bem?

    Uma coisa que aprendi nos último anos, é não fazer planos a longo prazo. Mas dentre os meus objetivos para 2021 estão mudar de emprego e continuar evoluindo no piano.

    A nível pessoal, só quero aprender a relaxar e a me cobrar menos.

    Ótimo post! Tenho certeza que as suas dicas vão ajudar muito quem ainda não sabe por onde começar a se planejar para o ano novo.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A longo prazo gosto de ter pelo menos um projeto por ano, assim consigo me dedicar com afinco. Mas entendo, é muito bom a gente se conhecer e saber o que funciona e o que não funciona pra gente! Acredito que é um ano em que todos estamos querendo aprender a viver melhor.
      Que bom que gostou, Ari <3

      Excluir
  5. Ei, Bruna, tudo jóia? Eu adorei o post e eu curti muito a sua iniciativa de tentar inventar outras pessoas. Eu sou uma pessoa que não faz muitos planos, porque a sensação de não concluir é péssima. E a ansiedade bate forma. Mas uma coisa é certa, tenho que me focar nas coisas mais importantes. Como o próprio post sugere. Beijo!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou! Definir prioridades pode salvar um planejamento hahah
      Espero que esteja conseguindo se planejar <3

      Excluir
  6. Menina, que dicas ótimas. Não sou muito de me planejar/colocar objetivos não, mas esse ano que vem quero fazer diferente. Já vou colocar em prática essas dicas. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. amei o post ♥ apesar do 2020 difícil, tô animada pra fazer um planejamento consciente para o próximo ano, sonhando, mas pensando em coisas que realmente sejam possíveis de conquistar (ainda mais considerando esse contexto de pandemia que provavelmente ainda estará presente em boa parte dele).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, alinhar as expectativas nos tira de muitas frustrações!! <3

      Excluir
  8. Muitas indicações preciosas pro ano que vem (na verdade, pra esse ano agora!). Estava ouvindo alguém falar sobre pôr as coisas por escrito, mesmo... É algo que nos ajuda a visualizar melhor as metas e acontecimentos da vida; além de que, enquanto escrevemos vamos rememorando, revivendo, refletindo e ainda gravamos melhor, internalizamos melhor tudo.
    Espero que 2021 seja muito melhor que o ano passado. Beijos!
    https://www.rapeizedinamica.biz Um blog de entretenimentos digitais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim! Eu sou uma grande defensora de pôr as coisas por escrito hahaha só traz benefícios e ainda ajuda a gravar melhor o que queremos <3

      Excluir
  9. The Covid-19 pandemic has actually disrupted our lives throughout 2020. Hopefully by 2021 this pandemic will end soon ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. it was a difficult year but we hope everyone is more aware of how to deal with the Covid-19.

      Excluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
- Quer receber notificação da minha resposta? Clique em "Notifique-me" no canto direito da caixa de comentários.
-Bem Vindo(a) e volte sempre!

Papelada © . Theme by STS.