Como criar bons conteúdos pra internet de forma saudável

21 novembro 2020 Brasil


Hoje quero escrever um pouquinho sobre a criação de conteúdo e como podemos trabalhar de forma saudável, evitando ansiedade e mais dor de cabeça. Vou dar dicas de como você pode construir bons conteúdos mas ao mesmo tempo preservar seu limite e sua saúde com um bom planejamento

Vejo que principalmente no Instagram cada vez mais pessoas querem trabalhar com conteúdo, e é muito importante criar de forma saudável e conseguir manter uma constância no trabalho. 

Mas como nada que reluz é ouro adianto que vão haver sim altos e baixos, mas o mais importante é a gente se preparar para eles.


👩‍💻O BLOQUEIO CRIATIVO SEMPRE VOLTA?

Pra quem já trabalha com criação de conteúdo há algum tempo sabe que a ansiedade e o bloqueio criativo andam de mãos dadas. Não é fácil lidar com isso no começo, mas aos poucos a gente entende no nosso ritmo e conseguimos driblar as adversidades.

Mas se o seu bloqueio criativo volta constantemente é hora revisar suas ações e pensar em como elas estão afetando na qualidade/constância do seu conteúdo.

É muito importante entendermos mais sobre nós mesmos primeiro e aqui estão algumas perguntinhas:

  • Eu costumo ficar muito tempo nas redes sociais?
  • Deprecio o meu conteúdo comparado com o de outros criadores?
  • Minhas pesquisas são de boas fontes?
  • Eu não estou trabalhando demais?
Após essas perguntas, pensem comigo: Estar muito tempo nas redes sociais não é benéfico pra ninguém, por mais que seja seu ambiente de trabalho ele gera estresse, ansiedade e muitas dores de cabeça se você não dosar o tempo.

Comparar nossos conteúdos com o de outros criadores pode ser um tanto positivo se fizermos isso com cautela, nos ajuda a evoluir e ter inspiração, mas cuidado, não menospreze o seu esforço nem copie nada de ninguém, dê valor ao seu trabalho e lembre-se que sempre vai haver o que melhorar.

Pesquisar de fontes confiáveis é a melhor coisa que você pode fazer, ler artigos procurar pesquisas e dados dá um valor imenso ao seu conteúdo! Não tenha medo de ""perder"" um tempo a mais com isso.

Nunca se deixe chegar ao limite, se você se desgastar demais em um dia, não vai haver mais disposição no resto da semana e isso pode se refletir na qualidade do seu conteúdo. Por isso, divida as tarefas e faça um planejamento com antecedência da sua semana/mês. 

👩‍💻PARE PRA PENSAR 

A gente vive carregado de coisas pra fazer/ sob pressão e as vezes parar pra escutar a si mesmo é o ideal, quando nossa mente está carreada, fica mais difícil ter ideias criativas e parece que a nossa cabeça vai explodir de tanta coisa que estamos pensando. 

Em dias assim (se puder) deixe a sua mente fluir e comece apenas escrevendo, escreva sobre o que está pensando, isso pode te ajudar a esvaziar a cabeça e te dar mais tranquilidade pra ir com tudo na criação de conteúdo.

👩‍💻ESCREVA O QUE VOCÊ SABE SOBRE O ASSUNTO

Fazer pesquisas é um do fatores mais primordiais para a criação de conteúdo, mas o que também tem igual importância é você colocar a sua identidade nas postagens.  

Por isso comece escrevendo sobre o que você sabe do tema, qual a sua opinião? Conteúdos que humanizam a sua marca é de extrema importância pois faz os seus seguidores/clientes se sentirem próximos de você.

Isso também evita que você crie conteúdos mais do mesmo e consiga deixar a sua identidade no que quer que seja que está fazendo. 

Faça um brainstorm das ideias que você já tem para a postagem e escreva o que você sabe, mas não deixe de pesquisar: defina tópicos pra que na hora da etapa de pesquisa ideias mais sólidas surjam.


👩‍💻CONSTÂNCIA NAS POSTAGENS

Esse é um grande problema. Nós não somos seres constantes e tampouco máquinas, se você tem uma marca pessoal é provável que já tenha se desculpado algumas vezes por ter "sumido". E esse é um dos fatores que constantemente acontecia comigo, minha rotina não permite uma quantidade de posts alta e as vezes eu me desesperava porque estava sempre sumindo aqui do blog, pensando nisso segue algumas dicas:

Defina os dias de postagens, por exemplo: aqui no blog eu só consigo fazer uma postagem por semana, então deixo claro para mim e pro meu público que é o que consigo fazer por enquanto! Deixar predefinido o dia da postagem, te permite mais tranquilidade pra criar os seus próprios conteúdos sem pressa. (aproveitando o momento, temos post toda segunda por aqui hehe)

Fique sempre um passo a frente: anote as ideas de conteúdo que aparecerem na sua mente, num caderninho ou checklist específica pra isso. Vá criando os conteúdos aos poucos (no meu caso, levo alguns dias pra criar os conteúdos daqui), e não poste tudo de uma vez, só nos dias que você planejou. Vai por mim, se fizerem isso aos poucos vocês vão conseguir uma grande quantidade de conteúdos programados.


👩‍💻NÃO DEPRECIE O SEU CONTEÚDO

Entendo que existe aqueles momentos que nosso engajamento está meio ruim e parece que todo conteúdo é melhor do que o nosso, mas pensa comigo, se  diminuir nosso conteúdo não vai fazer mudança alguma no seu resultado.

A comparação não é de todo mal, podemos visualizar o que se pode melhorar naquele conteúdo, ter esse olhar crítico nos ajuda a crescer e não cometer os mesmo erros dos outros. Pense diferente e comece a observar o que pode fazer pra se diferenciar do que todo mundo escreve.

_________________________________________________________________
Gostou do post? salva como pin pra não perder essas dicas!💕

81 comentários

  1. Oi!
    Uma coisa que me deu paz ao criar conteúdo foi finalmente descobrir um ritmo que funcione para mim, eu sei que ele é abaixo do que o povo recomenda por conta de algoritmos, mas ele funciona. As ideias de conteúdo eu mantenho em um caderninho e no Google Keep, pois as minhas ideias não escolhem a hora de virem kkkk

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa é a parte mais complicada, são vários fatores juntos que determinam a nossa constância de postagens incluindo a nossa saúde mental e manter tudo nas rédeas é complicado as vezes kkkkk respeitar a nós mesmas é muito importante.
      Simmm eu faço a mesma coisa!!

      Excluir
  2. Ei, Bruna, tudo bem? Esse seu post é super importante, principalmente para mim, que sou uma "blogueira" iniciante. Às vezes eu me pego me martirizando ou diminuindo os meus posts. Mas é como você disse, esses sentimentos não resolvem nada. E às coisas se ajeitam aos poucos. Eu amei o post!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que gostou do post!!
      Simm, é muito normal que isso aconteça ainda mais no mundo em que vivemos que estamos a todo momento nos comparando de forma negativa com os outros, o mais importante é focarmos na nossa própria evolução <333

      Excluir
  3. Oi, Bruna. Tudo bem?
    Excelente post! super importante para o produtor de conteúdo aprender manter uma boa relação com a produção e a mentalidade.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna! Obrigado pelas dicas! Algumas delas já as faço nas publicações do Bluestrass..

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderExcluir
  5. Que post mais incrível! Essas dicas estão demais.
    As vezes bate o desânimo com o engajamento no Instagram, mas ainda bem que logo passa. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Gostamos muito do post, porque temos uma marca de roupas e o blog, então nem sempre é fácil ser criativo para criar para dois lugares e acabamos sempre nos cobrando demais.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muita coisa pra dar conta e reconhecer isso é importante!!

      Excluir
  7. Amei as dicas e acho que bloqueio criativo sempre vá existir mas, precisamos aprender a respeitar nosso tempo e sempre nos esforçar para deixar alguns conteúdos prontos, tipo o que postei hoje, foi uma resenha mas, essa semana eu não teria como passar mais tempo fazendo as coisas na net por prolemas pessoais, então para um melhor cronograma é bom ter alguns posts prontos.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamentee, se levarmos uma vida mais leve sem cobranças absurdas claramente isso vai refletir na nossa criatividade <3 Aproveitar dias que estamos inspiradas é muito bom também!

      Excluir
  8. Ai, que post relevante, eu AMEI ♥
    Eu gostei de tudo que você pontuou, muita coisa eu já fazia, outras vou lembrar desse post na hora haha

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  9. Wonderful tips! It's a good idea to write down your thoughts so that you can refer them when in doubt.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que é importante que o criador de conteúdo seja equilibrado tanto com a sua própria saúde mental, quanto com a de quem consome o conteúdo né?!
    Eu amei suas dicas, no começo do mês fiz dois cursos sobre influência no Instagram, uma mentora dizia que era importante postar três vezes por dia, já a outra, do outro curso, nos aconselhou a ter constância, mas postar conforme nossa rotina. Percebi que postar três vezes por dia ia acabar com meu tempo livre e minha saúde mental, afinal, como você diz no texto, ninguém é uma máquina de conteúdo sem fim, então eu passei a postar uma vez por dia e me sinto livre para fazer outras coisas.
    Enfim, eu amei forte esse seu post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, tentar satisfazer as métricas do Instagram pode prejudicar muito a nossa saúde a longo prazo! Foi bom você ter achado um meio termo <333

      Excluir
  11. Eu demorei para criar constância no blog e só agora, esse ano que consegui postar com maior frequência e de forma que não desgastaria a minha saúde mental. Como eu acabei arrumando um bom tempo, consigo fazer post a semana inteira (segunda a sexta, as vezes sábado). Porém separo alguns que são mais simples e outros que são mais extensos e vou dividindo. Caso seja necessário, irei diminuir, mas por enquanto estou conseguindo deixar tudo tranquilo. Adorei as dicas <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom encontrar o nosso ritmo!! Eu ainda estou em busca de ser mais constante mas isso leva tempo. Fico feliz por ter gostado do post, Carol <3333

      Excluir
  12. Criar conteúdo é bem legal, mas deve ser bem cansativo e desgastante também.
    E sem contar que pra se diferenciar dos demais deve ser mega trabalhoso.
    Pelo menos eu que adoro instagram estou bem cansada de publis etc, prefiro mil vezes perfis pessoais mais reais e aleatórios.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, é um trabalho maravilhoso mas cansativo e temos que nos cuidar bem!
      E a tendência é piorar kkkk cada vez mais o Instagram vem se tornando uma ferramenta pra gerar dinheiro do que realmente aproximar pessoas. Gosto de perfis mais leves e reais também <33

      Excluir
  13. Oi, Bruna!

    Adorei o post e as dicas, programar o dia de postagem ajuda bastante, e a qualidade do conteúdo também faz toda a diferença, por isso pesquisar é essencial

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna!
    Suas dicas foram importantíssimas ♥ amei demais o post!
    Estive um tempo fora por passar tempo demais na Internet e com isso a ansiedade bateu forte, a comparação, o estresse.. tudo de ruim. Acho que o principal é se divertir e gostar do que faz, que o resto vai fluindo!
    Às vezes posto 3 vezes por semana, às vezes duas.. mas sei que ano que vem meu tempo vai ficar mais apertado hehe.
    Planejamento é tudo também, tenho um caderninho só pra isso e anoto tudo que pretendo postar.

    Beijos! Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Laura <33
      Infelizmente a internet pode ser uma lugar muito prejudicial se a gente não regrar o tempo que passamos navegando.

      Excluir
  15. adorei o post! eu parei de me cobrar.... às vezes tô sem paciência - pro insta principalmente - mas ainda assim, eu amo ficar olhando ideias de makes por lá!
    às vezes é bom parar e deixar a mente esvaziar!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoo, é muito bom quando a gente larga isso de cobrança absurda!!

      Excluir
  16. Olá, Bruna.
    Adorei sua postagem, muito informativa. Antigamente eu ficava me comparando com blogueiros famosos mas depois que parei com isso a coisa fluiu hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sill <3
      Simm, tudo melhora quando a gente deixa essa cobrança de lado e passamos a focar em nós mesmas!!

      Excluir
  17. Ótimas dicas amiga. Precisamos de constância e estudo. Nem sempre é fácil, mas persistência ajuda no sucesso :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Moniquee <3
      Simm, precisamos entender que não somos constantes e por isso sempre vai existir altos e baixos tanto na nossa vida quanto no nosso trabalho!

      Excluir
  18. Oi Bruna,
    Ótimas dicas, nós, que produzimos conteúdo, temos que ter muita responsabilidade, pois não sabemos com quem estamos falando do outro lado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamentee, cada pessoa é diferente e nunca vamos agradar a todos também!

      Excluir
  19. Suas dicas são fantásticas. Eu tenho uma certa estabilidade no blog, mas nas redes sociais ainda estou me adaptando para não me cansar, até porque estou enjoada delas... rs Eu aprendi a me organizar para o mês inteiro e já vou pensando nos conteúdos que gostaria de abordar, para pesquisar com calma e não fazer as coisas na pressa. Tem dado bastante certo, mas ainda quero acertar mais algumas coisas, para não ficar cansativo. Afinal, eu ainda sou criadora de conteúdo, mas como hobby, não profissão... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Hanna!!! Fico feliz <3
      É um problema trabalhar com redes sociais tendo uma relação ruim com elas, eu falo isso por experiência, mas quando a gente encontra uma forma saudável de "existir" na internet, tudo fica mais fácil.

      Excluir
  20. Oi Bru, tudo bem?
    Acho todas as dicas muito bacanas e válidas. ♥
    Particularmente o que mais me atinge é a frequência. Eu trabalho tanto durante a semana com conteúdo (sou publicitária) que chega o finde e não tenho pique pra produzir pro Insta do blog. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou, Priih <3
      O cansaço bate as vezes mas a decisão certa é priorizar!

      Excluir
  21. Oi, Bruna. Tudo bem?
    Estava hoje mesmo lendo no instagram sobre como criar bons conteúdos e como sempre olhar para outros produtores como inspiração e não fonte de comparação.
    Seu post é muito necessário. Além disso também criar um equilíbrio entre a vida pessoal, a saúde física e mental e a produção.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a coisa certa a se fazer, não nos leva a nada depreciar o nosso conteúdo!
      Fico feliz por ter gostado do post, Van <33

      Excluir
  22. Criar conteúdo é importante ter constância e paciência, infelizmente nem tudo saí como a gente quer ás vezes. Portanto, respeitar o processo é essencial!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  23. Excelente esse post, Bruna! ♥️ Acho que fazer essa comparação do bem pode ser de grande ajuda mesmo. E quando rola bloqueio criativo, tento não me cobrar tanto. Porque acontece mesmo! E se planejar, ajuda muito. Sempre tenho um bloco onde anoto as ideias de posts e tal. Até mesmo no celular, se não, depois posso esquecer. E escrever sobre o que sabe e gosta é bem fundamental. Enfim, parabéns por esse post. Ajuda muito! ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa! Temos que preservar muito nossa saúde no processo de criação porque a internet pode se tornar um ambiente bem tóxico. Anotar tudo é muito importante!

      Excluir
  24. Adorei o seu post Bruna. É preciso pesquisar para não falar qualquer coisa e o que eu mais sinto falta é uma identidade da pessoa que cria sabe? Eu mesma to correndo atrás disso para ficar próxima dos meus seguidores.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, boas fontes só traz benefícios!
      Simm, colocar nossa identidade na marca faz ela ser única.

      Excluir
  25. Amei as suas dicas!! Por aqui o bloqueio criativo vem as vezes, mas a gente tem que se reinventar né?
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Bruna, tudo bem?
    Que postagem maravilhosa. Eu demorei muito a ter uma relação saudável com a criação de conteúdo. Eu sempre me cobrava de mais, e ao invés de ser algo bom, começou a me fazer mal em alguns aspectos.
    Hoje minha relação é muito melhor e até produzir conteúdo tem sido algo que me ajuda a vivenciar esses dias, mas acho que a virada de chave simplesmente foi viver um dia de cada vez. Eu me planejo, claro, mas viver cada dia, com suas atividades próprias, e não ficar pilhada com atividades futuras, tem me ajudado muito, e até ajudado a tirar algumas coisas do papel.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou, Amanda!!!
      Pra mim funciona da mesmo forma, criar conteúdo é algo que me faz bem e me ajuda em muitos aspectos. Que maravilha que isso funcionou pra você, o importante é encontrarmos uma forma de nos sentirmos confortáveis!

      Excluir
  27. Que postagem maravilhosa, repleta de dicas incríveis e interessantes que ajudam muito em momentos difíceis, sempre planejo com um mês de antecedência minhas resenhas, isso me ajuda bastante.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço isso! Ter o mês todo planejado dos deixa mais segura <33

      Excluir
  28. Olá,
    Adorei a ideia da postagem e as dicas. Depois que decidi dias fixos pra preparar postagem e ficar longe do blog - e também das redes - acho que a coisa ficou melhor. Se não controlar vc acaba "vivendo" mais do que o necessário e começa umas paranoias desnecessárias.
    E sim, tem dia que as postagens não geram o que a gente quer, mas precisamos entender que se a gente não tá bem num dia, outras pessoas tb podem não estar né.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é isso que estou tentando passar aqui! Ter esse tempo off é importantíssimo e podemos sim ter esses dias de paz com um bom planejamento de conteúdo.
      Simm, somos seres humanos e não somos constantes, não adianta tentar hahaha

      Excluir
  29. Amei as dicas, criar conteúdo requer uma disciplina e criatividade. Meu maior problema é não conseguir executar o que se passa na minha cabeça e então depois eu simplesmente abandono tudo, é bem complicado. Outro problema é o timing, tem vezes que do processo de finalizar uma postagem até eu decidir postar leva uns dois anos e depois eu até desisti de postar por ter passado muito tempo rs
    Beijos

    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes precisamos de mais tempo pra executar uma ideia, acho que o mais importante é priorizar, as vezes temos tanta coisa pra fazer que não conseguimos nos concentrar em nada, priorizar cada ideia e executar aos poucos é uma boa opção!
      Timing é importante mesmo e mais uma vez o segredo é priorizar, porque não dá pra fazer tudo que a gente quer de uma vez (quem dera kkkkk).

      Excluir
  30. Adorei as tuas dicas! Como criadora de conteudo nas horas livres, muitas vezes dou por mim com bloqueios criativos e com muitas dúvidas acerca da qualidade daquilo que escrevo, confesso...

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, é importante dedicar um tempo para consumir conteúdo também, se aprofundar no que a gente gosta e estudar, assim conseguimos barrar o bloqueio criativo com inspirações e criar bons conteúdos com a bagagem de estudo que conseguimos!

      Excluir
  31. Olá
    Eu já fui muito mais surtada com produção de conteúdo. Já cheguei a ter posts diários no blog. Estou voltando mais agora e, como tenho coisas bem atrasadas, nessas primeiras semanas tenho vários posts já programados. Quero manter ao menos dois por semana, é um tanto bom que não me sobrecarrega, mas vamos ver como ficará mais pra frente
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim acaba sendo muito desgastante pra gente, né?!
      Espero que consiga achar o seu ritmo ideal, Lary <33

      Excluir
  32. Que dicas maravilhosas!
    Ótimo poste!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Post de utilidade pública pra todas as criadoras de conteúdo! Tu arrasou muitoooo nas dicas, amei!!! Bloqueios criativos acontecem por aqui, mas minha maior dificuldade é a constância. Fazer um planejamento quinzenal tem me ajudado muito a driblar essas duas coisas, mas é um desafio diário.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa, Ste <33
      Aos poucos a gente se acostuma, os métodos estão aí o que falta é a gente encontrar o que se encaixa melhor pra gente!!

      Excluir
  34. Oiee minha linda!! Eu adorei as dicas, sempre salvo suas postagens com dicas para criar conteúdo sem pirar.
    Obrigada por mais essa postagem.
    Passa la no blog que tem novidades e quero muito saber sua oponiao.😍
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  35. Bruna, as suas dicas são extremamente valiosas!
    E realmente, a gente tem que tomar cuidado com o que a gente fala e com quem a gente fala... E como, ne? Hoje em dia é complicado.....
    Mas acho muito válido tudo isso - ainda mais ficar menos tempo nas redes sociais, que foi algo que em dado momento eu percebi que diminuiu meu ânimo, sabe?
    Valeu!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é importante ter em mente que não vamos agradar a todos também, nem se tentarmos hahaha
      Simm, isso realmente acontece e é muito prejudicial pra saúde!

      Excluir
  36. pra mim, o mais difícil de lidar é com o bloqueio criativo. às vezes é muito frustante porque eu quero muito escrever sobre algo, mas simplesmente não consigo desenrolar nada.

    e é engraçado pensar também como um planejamento de agenda (do tipo: toda segunda-feira vou postar no blog) funciona para algumas pessoas, mas para outras não, né? haha antigamente eu postava uma vez por semana também, sempre aos sábados, hoje eu posto quando dá. isso signfica uma vez por semana, ou uma vez por mês... kkk mas claro, o blog não é meu trabalho, logo acabo não dando tanta prioridade assim.

    adorei as tuas dicas!

    um beijo,
    gabi ramalho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dias assim acontecem e atrapalha muito, o bloqueio pode vir por vários fatores e descobri o que está nos afetando nesse momento é importantíssimo!
      Hahaha simm, ter dia(s) definido(s) nos ajuda bastante a ter constância mas quando não precisamos de constância tudo bem deixar rolar hahaha

      Excluir
  37. Olá Bruna,
    Parabéns pelo post, acho que era exatamente o que estava precisando ler no momento. Acabei me afastando bastante daqui e dos livros, principal assunto do blog, e de certa forma sempre que tento estar mais presente acabo me sentindo perdida. Vou tentar colocar mais em prática essas dicas, são realmente super válidas.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

- Caso você tenha um blog deixe o link dele no comentário para que eu possa fazer uma visita! :)
- Quer receber notificação da minha resposta? Clique em "Notifique-me" no canto direito da caixa de comentários.
-Bem Vindo(a) e volte sempre!

Papelada — Rotina, livros e bullet journal © . Theme by STS.